Siga este artigo para saber como realizar corretamente a configuração de integração entre The Members > Hotmart.
Obs: Essa integração não comporta produtos de OrderBump.
PASSO 1.
Logado em seu painel da Hotmart, clique no ícone da caixa e logo depois em "Meus Produtos"
Localize o produto que deseja entregar com a The Members e copie o código ID que aparece logo abaixo da foto e acima do título. OBS: A palavra ID não deverá ser copiada.
PASSO 2.
Certifique-se que no dashboard da The Members já exista um produto criado na aba de "Produtos" com o ID deste produto em específico, como no exemplo da imagem abaixo:
Ainda não criou e gostaria de saber como? Como criar um produto ou oferta na plataforma?
PASSO 3.
Neste passo, vamos editar a entrega deste produto na Hotmart.
Dentro da página de edição do produto, procure por "Gestão do Curso"
Selecione a opção "Usar uma Área de Membros Externa"
Na configuração de área de membros externa adicione as seguintes informações:
LINK DA ÁREA DE MEMBROS EXTERNA: Será o link da página de login da sua plataforma. Esse link você pode pegar clicando no ícone de perfil > Acessar plataforma. O link que abrir, vamos utilizar nessa parte.
NOME DE USUÁRIO (ALUNO): Aqui será necessário adicionar um e-mail de aluno REAL, que já possua acesso à sua plataforma na The Members para que a Hotmart utilize esse acesso para comprovar que você está entregando aquilo que está vendendo por lá.
SENHA (ALUNO): Adicione a senha real deste usuário para que a Hotmart consiga logar.
ATENÇÃO: Esse acesso deve ser exclusivamente de ALUNO e não de membros de equipe ou admin, para sua própria segurança.
Siga este artigo para saber como adicionar um registro de usuário para a Hotmart utilizar como login: Como adicionar um aluno?
Confirme a senha e clique em "Salvar".
PASSO 4.
Neste tópico vamos configurar a parte de webhook ainda dentro da Hotmart. Dentro do painel, clique no ícone da caixinha e depois em Ferramentas. Clique em Webhook.
Clique em + Cadastrar Webhook
NOME DA CONFIGURAÇÃO: Coloque The Members;
SELECIONE UM PRODUTO: Selecione o produto que deseja integrar;
URL PARA ENVIO DE DADOS: Vamos colar o link coletado no dashboard da TheMembers clicando em Plataforma > Configurações > Integrações > Hotmart
SELECIONE UMA VERSÃO: Escolha a opção 2.0.0 (Recomendado)
Na parte de "Eventos para Enviar" vamos selecionar apenas 9 eventos.
Na seção de Compras:
COMPRA CANCELADA;
COMPRA COMPLETA;
COMPRA APROVADA;
COMPRA REEMBOLSADA;
CHARGEBACK;
COMPRA ATRASADA.
Na seção de Assinaturas:
CANCELAMENTO DE ASSINATURA;
TROCA DE PLANO;
ATUALIZAÇÃO DE DATA DE COBRANÇA DE ASSINATURA.
Clique em Salvar para salvar essa configuração.
Pronto, a integração está finalizada!
OBS: Para validar a efetividade da integração/entrega dos acessos e confirmar de que tudo está funcionando perfeitamente, é necessário realizar uma compra real com e-mail DIFERENTE do seu e-mail de admin ou de membros de equipe.
NOTAS: Fiz a configuração corretamente mas o usuário não foi cadastrado na plataforma e não recebeu o e-mail de acesso. O que fazer?
1) Conferência do histórico do webhook:
No painel da Hotmart, clique em Ferramentas > Webhooks > Histórico
Se as transações que possuem o link da sua API aqui na TheMembers estiverem com o Status "200 - Processado" significa que essa compra/renovação/cancelamento foi realizado com sucesso e processamos corretamente esse comando.
Caso as transações apresentarem o Status "404 - Em Retentativa", antes de tudo, precisamos conferir se:
1) A transação referida se trata de um evento que nós tratamos. Ou seja, seja um dos 9 eventos mencionados na criação do webhook acima (Volte um pouco o artigo para entender melhor). Se não for, como um "Abandono de Carrinho" realmente apresentará esse erro pois não tratamos esse evento por não se tratar de uma movimentação definitiva.
2) Essa compra foi feita com e-mail de admin, se sim, poderá dar conflito de acessos em nosso dashboard.
Realizada essas 2 conferências, para descobrirmos o que pode ser esse erro 404, é necessário clicar no ícone da lupa, como na imagem circulado:
Esse erro pode se dar em algumas situações, dentre elas, a mais comum é:
1) Produto não encontrado: Neste caso, o erro é que não foi criado o produto no dashboard com o ID correto; Dessa forma, deve-se criar o produto no dashboard informando o ID corretamente e depois voltar no painel de histórico do webhook da Hotmart e clicar em "Reprocessar" a transação para que haja um novo envio.
Palavras relacionadas: hot, hotmart, checkout, pagamento.