Siga este tutorial para aprender como configurar corretamente a integração com a Eduzz no modelo de integração da MyEduzz.
Se em seu painel da Eduzz, a página de configuração de webhook é essa aqui acima, prossiga na leitura desse artigo.
Caso seja o ambiente da DeveloperHub, siga este artigo: Como realizar a integração com o novo ambiente da Eduzz?
PASSO 1.
Crie um produto no dashboard com o ID informado na Eduzz.
Esse ID fica abaixo do título do produto, conforme imagem abaixo:
Coloque a opção de "Eduzz" no checkout na criação do produto e o código abaixo, como na imagem exemplificativa:
Quer saber mais sobre como criar um produto? Clique neste link:
Como criar um produto ou oferta na plataforma?
PASSO 2.
Logado no painel da Eduzz, clique em "Meus Produtos" e localize o produto que deseja integrar conosco. Em seguida, clique nos 3 pontinhos:
Clique em Editar:
PASSO 3.
Dentro da edição do produto, clique em "Entrega" e depois em "Adicionar Entrega"
Selecione o modo Outros:
Selecione a opção "Customizado"
Cole o link que está presente no dashboard, através de Plataforma > Configurações > Integrações > Eduzz > MyEduzz > Link da Entrega Customizada
(O link está circulado na imagem):
Clique em "Validar URL"
Clique em Salvar para finalizar essa etapa da configuração.
PASSO 4.
Ainda dentro do painel da Eduzz, clique em Webhooks > Novo Webhook.
Após isso, o preenchimento dos campos se dará da seguinte forma:
- Nome da Configuração: The Members
- Tipo (Evento): Fatura
- Eventos: Selecione a opção "Produtos específicos" e logo em seguida, marque os produtos desejados.
- Formato de envio: JSON
- URL Para envio: Vamos coletar esse link dentro do dashboard da TheMembers, clicando em Plataforma > Configurações > Integrações > Eduzz > MyEduzz > Link do Webhook.
- Clique em Validar URL e após isso, Salvar.
PASSO 5.
Essa etapa é apenas para verificação. Após a criação do webhook, precisamos nos certificar que o webhook está com o status ATIVO, como na imagem abaixo.
Se no menu dos 3 pontinhos estiver a palavra "Ativar" significa que o webhook está desligado e os eventos de compra e atualização de assinatura não serão enviados para a The Members, sendo necessário ativar.
Seguindo esses passos, conseguiremos integrar corretamente com a Eduzz.
Como verificar a configuração caso algum aluno não tenha recebido o e-mail de acesso?
Caso perceba que a integração não funcionou corretamente e que algum aluno não foi cadastrado no dashboard ou não recebeu o e-mail de acesso, podemos seguir esses passos para verificação.
PASSO 1.
No painel da Eduzz, clique em Webhooks > Localize a configuração que estiver com a URL da TheMembers e clique na setinha pra baixo.
Certifique-se que o status da configuração está como ATIVO, conforme na imagem abaixo.
As transações realizadas dentro dessa integração estarão listadas com seus retornosde HTTP. As que estiverem com o retorno verde em 200 significa que aquele aluno foi cadastrado ou atualizado. As que estiverem com erro, serão mostradas em vermelho.
Ao clicar no botão de 3 pontinhos > Visualizar detalhes será possível visualizar o que houve naquela transação.
E então, dentro da seção do webhook, vamos olhar a parte de "Histórico de Envios". Ao passar o mouse por cima da mensagem, teremos o retorno do erro ou da conclusão.
Também é possível filtrar por aluno específico no histórico de webhooks. Ainda no painel de webhooks, selecione o período desejado e cole o e-mail do aluno que não foi cadastrado. Clique em filtrar para visualizar as transações daquele e-mail.
Os retornos de erro dessa integração podem ser:
- Produto não encontrado;
- Produto não existente;
- Plataforma não entregue;
Esses erros podem se dar por configuração incorreta de produto, código ID informado no dashboard erroneamente, produto cadastrado sem entregável vinculado.