Neste tutorial vamos aprender a como realizar corretamente a configuração de integração entre The Members > AppMax.
Sabemos que a configuração inicial da AppMax ocorre através da criação de Lojas e Kits pelo menu de Integrações.
Caso ainda não tenha criado a loja e seus kits, siga este artigo da própria AppMax:
Artigo de Como Criar Produtos e Kits
PASSO 1.
A primeira configuração necessária a se fazer é a vinculação do ID no produto dentro do campo de SKU.
Dentro do painel de edição de Kit dentro da Loja, vamos ir até o menu de Produto, adicionar o produto desejado e seguir as instruções abaixo.
Como demonstrado na imagem, o ID do produto fica bem abaixo do nome, como ID XXXX. Vamos copiar apenas a numeração desse ID e vamos adicionar no SKU.
PASSO 2.
Ainda no mesmo painel da imagem acima, vamos clicar no ícone dos 3 pontinhos e depois em Editar Kit. Logo irá aparecer essa imagem abaixo com o campo de Código SKU. Nesse campo, vamos colar o ID do produto copiado anteriormente.
É necessário clicar em Avançar 3 vezes até salvar essa configuração.
PASSO 3.
Nesse passo vamos configurar a entrega do webhook. Ainda logado em seu painel da AppMax, clique em Configurações > Apphooks.
Clique em Novo Webhook:
No campo Loja, selecione a loja que deseja integrar com a The Members;
No campo de URL, adicione o link que está presente em seu dashboard, clicando em Plataformas > Configurações > Integrações > AppMax.
No botão de Eventos, vamos selecionar os seguintes:
Pedido aprovado, pedido pago, pedido estornado, upsell pago, pix pago, assinatura cancelada, assinatura atrasada.
Em "Adicionar Regra", selecione a opção Regra por SKU (Produto).
- No campo de SKU, adicione o código SKU do produto, que foi o que replicamos do código ID do produto no PASSO 2.
ATENÇÃO! Certifique-se de que o produto já foi criado também dentro do dashboard da The Members, onde no campo de ID do produto, foi colado exatamente esse código SKU.
Caso ainda não tenha criado, siga este artigo para saber como: Clique aqui!
PASSO 4.
No campo de Modelo de Conteúdo (JSON), selecione a opção Modelo Padrão (Recomendado).
PASSO 5.
É possível realizar teste clicando no botão "Testar Eventos" selecionando um dos eventos que mencionamos acima.
Porém, é sempre importante validar essa integração ou configuração realizando uma compra REAL com dados reais e e-mail diferente do seu e-mail de admin ou de equipe.
PASSO 6.
Clique em Salvar para finalizar a configuração de webhook.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES DESTA INTEGRAÇÃO:
1) Status de Transações > Política de AntiFraude
A The Members somente realiza a criação do cadastro do aluno no dashboard e envia o e-mail de acesso em transações que estejam com este status no painel de Pedidos da AppMax. O status Pagamento Aprovado.
Outras transações com qualquer outro status, não terão os cadastros realizados dentro do dashboard pois, não são de compras confirmadas.
É importante mencionar também que, a AppMax possui um filtro de Análise de AntiFraude ou Risco que pode durar em até 1 dia útil. Com isso, a compra somente pode ser aprovada dentro desse prazo e após o status, atingindo o status Pagamento aprovado é que o cadastro será realizado em nosso dashboard. Saiba mais sobre esta regra da AppMax lendo este artigo: Política de AntiFraude AppMax
2) Como conferir se os webhooks/apphoks deram certos:
Em configurações > Apphooks, ao clicar no ícone de 3 pontinhos e depois em Ver logs, aparecerão todos os eventos de compras que foram enviados.
As transações que aparecerem com o Status 200 - Sucesso, significa que ocorreram da forma esperada: cadastrando os alunos e enviando o e-mail de acesso.
Nota: Como mencionamos no PASSO 3 a parte de Eventos, a The Members apenas dará retorno de 200 - Sucesso, nos respectivos eventos habilitados.
Ainda dentro da análise da transação, caso queira saber mais detalhes sobre o evento, é possível clicar no ícone de + circulado da imagem. Com isso, será mostrado todo o payload/json da compra. Ao rolar a caixa até o final, na caixa de Corpo de Resposta estará o retorno. Caso esteja a mensagem "1 Registro adicionado" significa que este aluno foi criado dentro do dashboard e recebeu o e-mail de acesso.