Neste artigo, você aprenderá a criar o gatilho de fluxo de trabalho "Eventos de Email" e os cenários em que ele pode ser usado.
Observação: esse gatilho só funciona no Mailgun
Passo 1. Criar um fluxo de trabalho
- No menu inicial do The Funnels, clique em Automação e crie um novo fluxo de trabalho;
-
Clique no botão "Add New Trigger" (Adicionar novo gatilho de fluxo de trabalho) para abrir o menu de gatilhos disponíveis;
-
Role a tela até ver a coluna "Events" (Eventos);
- Clique no botão "Email Events" (Eventos de e-mail);
*Esse gatilho será acionado com base no que ocorrer no email. Para isso, é necessário configurar os filtros*
Passo 2. Configurando o gatilho
- Clique em "Adicionar filtros" para abrir o menu de opções;
-
Em seguida, no menu suspenso Standard Fields (Campos padrão), selecione a opção "Event" (Evento)
-
Selecione o tipo de filtro aplicável. Veja o que cada um deles significa:
Bounced - mailgun only (Devolvido - somente mailgun): um gatilho automático de devolução de um email.
Clicked (clicado): alguém clicou em um email.
Complained(SPAM) (Reclamado(SPAM)): alguém marcou o e-mail como spam (bom para filtrar a lista para que você não seja marcado por spam muitas vezes, pois a conta pode ser sinalizada).
Opened (aberto): é ativado quando alguém abre o email.
Unsubscrided (Cancelado): alguém cancelou a assinatura de um email. Ou seja, não vai mais receber emails de atualização sobre seu produto/evento, enfim, os emails que são disparados com recorrência.
Passo 3. Exemplo prático
Vamos acionar a automação como se alguém tivesse aberto um email;
-
Clique em "Adicionar filtros";
*É necessário especificar qual o email que irá acionar esse fluxo. Nesse caso, só funciona se esse email estiver em outro fluxo de trabalho*
- Clique em "adicionar filtros" novamente e selecione a opção "In Workflow";
-
Selecione o fluxo de trabalho correspondente;
Neste exemplo, selecionei o "Envio de email", informando que alguém abriu o email que está no fluxo "Envio de email"
Se quiser testar antes de publicar, clique em "Fluxo de Teste".
Prontinho! Seu fluxo de trabalho está configurado para ser acionado quando um email for aberto. Agora é a sua vez de criar um fluxo de trabalho de "Eventos de Email" personalizado, conforme sua necessidade.
Lembre-se de criar outro fluxo de trabalho contendo o email que irá configurar nessa automação.