O gatilho do fluxo de trabalho Oportunidades obsoletas permite criar um fluxo de trabalho que será acionado sempre que um contato tiver o status "aberto" por um número definido de dias, permitindo automatizar ações de acompanhamento e/ou alterações no status da oportunidade, dependendo de suas necessidades.
Com esse gatilho, os contatos que tiverem o status de oportunidade "aberta" aplicado por mais tempo do que a duração definida em dias serão adicionados a esse fluxo de trabalho.
*Este artigo pressupõe que você já tenha oportunidades e pipelines configurados*
Passo 1.
- No menu inicial do The Funnels, localize, no menu lateral esquerdo, a guia "Automação". Clique sobre ela para abrir a lista de fluxos de trabalho;
- Crie um novo fluxo ou edite um já existente;
- No construtor de fluxo de trabalho, clique em "+Add New Trigger" para abrir o menu de opções de gatilhos;
- Na subseção "Opportunities", selecione a opção "Stale Opportunities" para abrir o menu de configurações desse gatilho;
Passo 2.
(Opcional) Você pode alterar o nome de exibição do construtor de fluxo de trabalho desse gatilho usando a caixa de texto abaixo de Nome do gatilho de fluxo de trabalho. Observe que isso afetará apenas o nome de exibição no construtor de fluxo de trabalho e não terá nenhum outro impacto sobre o conteúdo ou a funcionalidade.
-
Pressione + Adicionar filtros para expandir a seção Filtros do menu de configuração do gatilho.
Há várias opções disponíveis para personalizar esse gatilho. O filtro Duração em dias (duration in days) é OBRIGATÓRIO para que ele gatilho funcione.
O filtro "Duração em dias (duration in days)" permite selecionar o número de dias em que um contato pode receber o status de oportunidade "aberta" antes de ser considerado "obsoleto" e, portanto, adicionado a esse fluxo de trabalho.
-
Esse gatilho não é retroativo. Isso significa que se, ao criar esse fluxo de trabalho, houver um contato que já esteja com o status aberto por mais tempo do que a duração definida em dias, o gatilho não será disparado para ele, somente para os novos contatos.
Exemplo 1: Se você selecionar 30 dias e, ao publicar esse fluxo de trabalho, tiver um contato com o status "aberto" por 33 dias, o gatilho não será disparado.
Exemplo 2: se você selecionar 30 dias e, ao publicar esse fluxo de trabalho, tiver um contato com o status "aberto" há 28 dias, o gatilho será disparado em dois dias.
-
Esse gatilho será disparado em múltiplos da duração definida em dias.
Por exemplo: se você selecionar 30 dias, esse gatilho será disparado para um contato que estiver no status "aberto" por 30 dias, 60 dias, 90 dias etc...
Por causa disso, é recomendável adicionar uma ação a esse fluxo de trabalho que altere o status da oportunidade do contato de "aberto" para "abandonado" para que ele não seja executado nesse fluxo de trabalho várias vezes.
O filtro "No pipeline (In pipeline) limitará esse fluxo de trabalho para que seja aplicado somente a contatos obsoletos que estejam em um dos pipelines selecionados. Se você adicionar esse parâmetro de filtro, terá a opção de criar um parâmetro de filtro separado chamado Estágio do pipeline.
-
O estágio do pipeline limitará esse fluxo de trabalho para que seja aplicado somente a contatos obsoletos que estejam dentro de um estágio especificado do pipeline especificado acima.
Os filtros "Has Tag e Doesn't Have Tag (Tem ou Não Tem uma tag" limitarão os contatos que podem ser adicionados a esse fluxo de trabalho com base em suas tags.
-
Has Tag permitirá que apenas os contatos que tenham uma tag selecionada sejam adicionados a esse fluxo de trabalho
-
Não tem tag permitirá que todos os contatos sejam adicionados a esse fluxo de trabalho, EXCETO aqueles que têm a tag selecionada
Observação: É possível adicionar esses dois parâmetros de filtro a um gatilho, mas eles operam de forma redundante ou se cancelam mutuamente, por isso é recomendável usar apenas um.
Também é possível filtrar por campos personalizados, o que permitirá adicionar a esse fluxo de trabalho apenas os contatos que atendam aos critérios de valores personalizados selecionados, que podem ser configurados em Configurações > Campos Personalizados.
Passo 3.
- Configure as ações de fluxo de trabalho aplicáveis;
Temos vários artigos disponíveis para explicar a configuração de cada uma das ações do fluxo de trabalho. Sinta-se à vontade para revisar nossos artigos sobre eles para obter mais informações sobre como configurá-los.
Dica: você pode usar qualquer ação de fluxo de trabalho para ser acionada pelo gatilho ou pode deixar esse fluxo de trabalho sem nenhuma ação.
Passo 4.
- Se o fluxo de trabalho estiver pronto para ser ativado, clique em Save no canto superior direito;
- Teste seu fluxo de trabalho clicando no botão "fluxo de teste" logo abaixo do botão de salvar;
- Se estiver tudo funcionando como o esperado, ative a "chave" para que o fluxo seja publicado e entre em vigor.
Agora seu fluxo de trabalho está configurado e pronto para funcionar com o gatilho de fluxo de trabalho Oportunidades Obsoletas!