O teste de divisão é uma estratégia de marketing que permite otimizar funis determinando qual mensagem, design ou layout obtém a melhor taxa de conversão, maximizando a geração de leads e vendas.
Ao realizar testes de divisão, você cria diferentes versões de uma página de funil. Com isso, define a "divisão" ou a porcentagem de chance de um visitante visualizar a versão A ou B da página.
Após um tempo, é possível identificar qual versão gerou melhores resultados, utilizando essas informações para aprimorar o funil.
Etapa 1: Criação de um teste de divisão
- Acesse a entrada no menu esquerdo "Funis de Venda" > "Funis" e selecione um funil existente ou crie um novo.
- Escolha a etapa na qual deseja criar o teste de divisão.
- Clique em "Criar variação" para exibir duas opções:
- Criar uma "versão duplicada" (copia a página original) ou
- Criar uma "versão em branco".
- A versão duplicada é geralmente usada para ajustes no layout, cores ou estilo da página.
Etapa 2: Executar um teste de divisão
-
Após criar a variação, visualize as versões de controle e variação.
-
Ajuste a porcentagem do teste de divisão para definir a quantidade de tráfego que verá cada página. Deslize o botão para definir a porcentagem e clique em "Aplicar alterações".
-
Utilize o link atualizado do funil para realizar o teste de divisão.
Nota: O link de teste é "fixado" a um navegador; se você testar e acessar a página de variação, essa página será exibida sempre. Para ver a outra versão, teste em outro navegador, dispositivo ou modo anônimo.
-
Com o tráfego gerado, você poderá visualizar as estatísticas para analisar qual página está apresentando melhores resultados.
-
Passe o mouse sobre a página e selecione "Declarar esta como vencedora" para definir a versão vencedora como página de controle, o que excluirá a página alternativa.
Observação: É possível restaurar páginas divididas excluídas intencionalmente ou por engano. Basta clicar em restaurar na seção de páginas arquivadas na parte inferior para restaurar uma versão anterior.