Neste artigo, analisaremos algumas práticas recomendadas para melhorar a capacidade de entrega de e-mails. Há vários fatores que podem afetar a forma como os provedores de caixa de correio (como Google, Yahoo, etc.) tomam decisões para marcar seu e-mail como spam ou permitir que ele chegue às caixas de entrada.
Confira os termos e as dicas abaixo para conhecer as práticas recomendadas para seus e-mails:
Envio de e-mail interno
Se você estiver enviando uma mensagem para o mesmo domínio de onde a mensagem está vindo (ou seja, enviando de joao@examplodominio.com para joao@examplodominio.com), é possível que ela vá para o spam. Isso ocorre porque um provedor de caixa de correio pode perceber que parece estar recebendo uma mensagem dele mesmo, o que pode levar à conclusão de que a mensagem está sendo falsificada.
Solução: Se precisar enviar e-mails internos para testar suas mensagens, considere usar um serviço gratuito como o Gmail. Se estiver enviando e-mails internos fora da finalidade de teste, o gerente do domínio precisará adicionar à lista de permissões o endereço IP do seu provedor de SMTP.
DMARC
O domínio que você usa para enviar e-mails tem uma política DMARC? (DMARC significa "Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance". É um protocolo de autenticação, política e relatório de e-mail usado para melhorar a proteção de um domínio contra e-mails fraudulentos.) Você pode saber mais sobre o DMARC aqui: https://dmarc.org/.
Se o seu domínio usar uma política DMARC, mas você não tiver verificado o domínio com o provedor de SMTP, suas mensagens poderão ser marcadas como spam.
Solução: Consulte seu provedor de SMTP para obter instruções sobre como garantir que suas mensagens sejam aprovadas pelo DMARC.
Envio a partir de um domínio público
Se você estiver enviando mensagens de um domínio gratuito, como gmail.com, yahoo.com ou outlook.com, suas mensagens podem acabar no spam.
Solução: Envie e-mails de um domínio de sua propriedade que corresponda à sua marca. Por exemplo, em vez de enviar de minhaempresa@gmail.com, envie de meunome@dominiodaempresa.com.
Práticas recomendadas para integridade e coleta de listas de assinantes
Antes de investir tempo aqui, certifique-se de que as configurações acima estejam em ordem. Aqui estão alguns fatores-chave a serem verificados:
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Assegure-se de que todos em sua lista tenham se inscrito para receber suas comunicações. (Certifique-se de que eles deram permissão para enviar marketing por e-mail a eles.) Você pode adicionar informações de assinatura a formulários em seu site e outros para solicitar explicitamente permissão para enviar comunicações por e-mail aos contatos.
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Certifique-se de que seus contatos tenham várias opções para optar por não receber ou cancelar a assinatura, caso não estejam mais interessados em receber seus e-mails. (Confira nosso tutorial "Link de cancelamento de assinatura" para saber como fazê-lo.)
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Limpe os assinantes inativos de suas listas de comunicação para melhorar sua capacidade de entrega. Isso significa remover contatos que não estão engajados em suas comunicações em massa. Considere criar uma lista inteligente para marcar contatos com base na "última atividade" e selecione um período, como > 90 dias, para filtrar os leads inativos. Escolha o período que for ideal para você!
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Proteja seus formulários com reCAPTCHA ou um sistema de double opt-in. A maneira mais simples de fazer isso é configurar um sistema de opt-in duplo. Quando um usuário se inscreve em seu marketing por e-mail, você deve enviar um e-mail de acompanhamento para confirmar a inscrição. Isso ajuda a garantir que os contatos realmente queiram receber suas comunicações.
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Isso pode ser feito usando um gatilho ou um fluxo de trabalho. Quando um formulário de assinatura é preenchido, é enviado um e-mail de confirmação da assinatura. Quando o link no e-mail for clicado, o contato será adicionado à lista de marketing.
Práticas recomendadas para palavras a serem consideradas antes do uso
Abaixo estão algumas palavras e frases que os filtros de spam geralmente consideram sinais de alerta. O contexto também é importante. Se você usar apenas uma ou duas das palavras ou frases abaixo, tiver uma baixa taxa de rejeição e tomar outras medidas para garantir que seus e-mails estejam em conformidade com as políticas antispam, você estará a salvo.
Palavras que fazem promessas boas demais para serem verdadeiras: | Palavras que podem pressionar ou criar urgência para seus leads: | Palavras que podem parecer obscuras ou levar a um comportamento antiético: | Palavras que frequentemente são vistas como jargão ou juridiquês: |
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Para mais dicas e práticas recomendadas sobre entregabilidade de e-mail, confira nosso artigo "Entregabilidade de e-mail 101".
Listas de palavras-chave recuperadas de: Active Campaign.