O gatilho de "Ordem Enviada" (Order Submitted) é uma poderosa funcionalidade de fluxo de trabalho que permite fazer upsell aos clientes depois de terem feito uma compra. Esse acionador funciona tanto com formulários de ordem de 1 etapa quanto de 2 etapas, proporcionando flexibilidade para personalizar upsells com base no tipo de formulário ou nos produtos adquiridos.
Nota: Verifique se a opção "Permitir várias definições" está ativada nas configurações do fluxo de trabalho, caso deseje que o mesmo cliente possa comprar o produto principal e, em seguida, o produto adicional. Caso adicione um passo de espera que retenha a primeira compra do produto principal do cliente no fluxo, e ele adquira o upsell enquanto ainda está nesse passo de espera, a compra do upsell não reiniciará o fluxo para esse cliente. Evite o uso de passos de espera neste fluxo de trabalho se desejar vender Upsells ou Bumps para o mesmo produto.
Passo 1: Configurando o Funil
- Navegue até "Funis de Venda" e clique no funil desejado. O gatilho será executado numa ordem de 1 ou 2 etapas, a partir da submissão e de upsells. Esse gatilho é acionado quando um formulário de ordem é enviado e novamente com a compra de um upsell, mantendo os dados dos produtos. Por exemplo, se o cliente comprar os produtos A e B no formulário de ordem e o produto C como upsell, o gatilho será acionado duas vezes: primeiro, para a compra de A e B, e depois, para a compra do upsell.
Nota: Este gatilho só funciona com funis da versão 2. Se você estiver usando um funil da versão 1, atualize para a versão 2 através do botão abaixo.
Passo 2: Configurando o Fluxo de Trabalho
Navegue até "Automações > "Fluxo de Trabalho" e clique no fluxo de trabalho que você está usando para compras e upsells combinados. Ative a opção "Permitir que vários utilizadores entrem no fluxo de trabalho".
Nota: O gatilho não é acionado várias vezes em compras múltiplas dentro de uma única sessão. O fluxo armazena o objeto de checkout, enviando informações uma única vez após a submissão, mesmo que a compra inclua vários produtos.
Esse gatilho oferece: Filtragem direta com base no produto ou preço global, uma funcionalidade não disponível em gatilhos anteriores, e utilização de valores personalizados relacionados com a ordem, incluindo detalhes do cliente, informações do pedido, cupons e gateway de pagamento.
Nota: Esses valores personalizados aparecerão no menu suspenso somente se o gatilho de Ordem Enviada estiver entre as etapas do fluxo de trabalho.
Passo 3: Direcionando o Fluxo de Trabalho com Condições
Você pode usar condições relacionadas aos detalhes da ordem ou do produto nas ramificações "If/Else" para personalizar o fluxo de trabalho com base no valor do carrinho, produtos comprados ou funil.
FAQ: Como Funcionam os Filtros de Tipos de Envio?
- Primário - Filtra se algum produto principal foi comprado no checkout do formulário de ordem.
- Bump - Filtra se um produto bump foi comprado no formulário de ordem (não aciona o gatilho se nenhum bump for comprado).
- Upsell - Filtra apenas no caso de compras diretas de produtos upsell. Com esse filtro, o gatilho não é acionado para submissões de formulário (compras de produto principal/bump).
Este Gatilho Afeta Gatilhos Existentes de Envio de Formulário de Ordem?
Não, o gatilho "Ordem Enviada" (Order Submitted) não interfere em gatilhos de envio de formulários existentes. No entanto, recomendamos usá-lo para aproveitar os valores personalizados relacionados ao pedido, bem como dados de cupons e itens de linha de produtos.
Quais Filtros, Condições If/Else e Valores Personalizados Estão Disponíveis?
Esses valores, condições e filtros permitem que você segmente fluxos de trabalho com base em detalhes específicos do pedido e do cliente, oferecendo um controle mais detalhado na automação de upsells e outras ações personalizadas.