Usando um webhook com o Zapier, você pode exportar dados do sistema para usar em outras plataformas/sistemas. Isso pode ser útil se você usar vários sistemas e quiser exportar informações para uma planilha com várias finalidades para a sua empresa. Siga estas etapas para configurar um webhook.
Etapa 1: Crie ou faça login em sua conta do Zapier
-
Certifique-se de que você tenha uma conta Zapier criada. Acesse zapier.com para fazer login ou criar uma conta.
Etapa 2: Crie um fluxo de trabalho para executar um webhook
Há várias opções para fazer isso. Você pode criar um fluxo de trabalho para disparar com base no envio de um formulário ou quiz, no agendamento de um compromisso, no clique de um link de gatilho, no preenchimento de um formulário de pedido em duas etapas e muito mais. Em nosso exemplo, usaremos um agendamento de compromisso para exportar informações para o Google Sheets.
-
Crie um acionador para seu webhook, adicionando-o ao fluxo de trabalho.
-
Aqui, estamos criando um acionador com base em um calendário específico, para que, quando os compromissos forem agendados nesse calendário, o webhook exporte as informações para o Google Sheets.
-
Precisaremos recuperar o URL do webhook do Zapier para colá-lo em uma ação de webhook adicionada após o gatilho. Mantenha essa janela aberta por enquanto, para que você possa voltar e colar o URL do webhook.
Etapa 3: Configure o webhook no Zapier
-
No Zapier, configure seu webhook adequadamente para que o aplicativo webhook execute a ação "catch hook".
-
O URL do webhook personalizado será criado.
-
Copie esse URL e cole-o no gatilho da etapa anterior.
-
Salve e ative o gatilho.
Etapa 4: Teste o webhook
-
Em seu sistema, navegue até o calendário para o qual você criou o gatilho de agendamento de compromissos.
-
Marque um compromisso no calendário como um teste.
-
De volta ao Zapier, clique em "Find Data" (Localizar dados) para recuperar os dados do compromisso de teste que você acabou de enviar.
-
Agora, no Zapier, você pode "Criar linha de planilha no Google Sheets".
-
Mapeie os campos adequadamente. Aqui você está basicamente dizendo ao Zapier para puxar o primeiro nome para a coluna First Name, o último nome para a coluna Last Name etc. do webhook.
-
Clique em "Continuar" > "Testar e continuar" > "Edição concluída".
-
Seu Zap está pronto!
-
Navegue até o Google Sheets para confirmar se está funcionando corretamente, e pronto.