O teste de um fluxo de trabalho é uma etapa importante para garantir a implementação bem-sucedida de uma automação. Aqui estão algumas diretrizes sobre como usar os recursos de teste nos fluxos de trabalho.
Observação: embora esses métodos estejam disponíveis para a funcionalidade básica, testar um fluxo de trabalho organicamente, como se o contato fosse real, é o melhor método para testar um fluxo de trabalho.
É possível adicionar um contato a um fluxo de trabalho manualmente a partir do cartão de contato de qualquer lead e, dependendo das ações internas, ele pode não se comportar como esperado sem usar o gatilho apropriado.
Você também pode ter um fluxo de trabalho sem gatilho ao testar com o mesmo resultado.
Parte 1: Atenção à configuração do fluxo de trabalho para permitir a reentrada
Se estiver testando com um contato de teste, fique atento à configuração Allow Re-Entry (Permitir reentrada) na guia de configurações das automações. Será necessário começar com um novo contato ao testar várias vezes ou permitir essa configuração temporariamente (ou não).
Parte 2: Testando a ação de SMS
Quando você adiciona a ação de SMS a um fluxo de trabalho, há um botão Enviar SMS de teste no qual é possível executar um teste básico da mensagem. Esse recurso também está disponível com a ação SMS manual.
Observações: Lembre-se de que os links não serão enviados corretamente durante o teste com esse botão, e o mesmo se aplica aos valores personalizados.
Em geral, os links serão normalmente bloqueados, a menos que seja o URL completo ao enviar SMS. A configuração do número de telefone precisará ser concluída para que isso funcione, e as limitações regionais também se aplicarão aos testes. As mensagens de spam também poderão ser bloqueadas pelos provedores.
Parte 3: Testando a ação de e-mail
Ao adicionar a ação de E-mail a um fluxo de trabalho, há um botão Enviar e-mail de teste no qual você pode executar um teste básico do e-mail.
Observações: Esse botão geralmente quebra os links e não preenche os valores personalizados corretamente ou não preenche nada.
Faça o teste com um endereço de e-mail diferente do endereço de envio, ou ele geralmente será enviado para spam ou provocará outras mensagens de erro.