Existem várias opções para configurar o tempo em fluxos de trabalho. Neste tutorial, vamos mostrar como usar intervalos de tempo, ou "janelas", para personalizar as ações e o tempo do fluxo de trabalho utilizando janelas de entrega.
Você pode definir uma configuração padrão para todo o fluxo de trabalho ou usar etapas de espera para personalizar apenas algumas ações.
Etapa 1: Usando as configurações padrão para personalizar a janela de entrega do fluxo de trabalho
-
Navegue até o construtor de fluxo de trabalho.
-
Clique em "Configurações".
-
Em "Janela de tempo", escolha "Tempo específico" ou deixe a opção desmarcada para que as mensagens sejam enviadas a qualquer momento do dia.
- A qualquer hora: as mensagens podem ser enviadas do fluxo de trabalho a qualquer hora, em qualquer dia.
- Horário específico: as mensagens são restritas a janelas específicas de dia/horário que você definir (por exemplo, de segunda a sexta, das 8h às 17h).
Exemplo: Aqui está como você pode definir a janela para sábado e domingo, das 8h às 11:45h:
Todos os dias destacados em azul estão abertos para envio.
Etapa 2: Uso de ações de fluxo de trabalho para cronometragem
Pode haver casos em que você queira ser mais específico com a janela de entrega, como enviar uma comunicação por e-mail no dia 5 do mês, a menos que seja um fim de semana. Nesse caso, você desejaria que o e-mail fosse enviado na segunda-feira seguinte.
-
Crie uma ação de condição de fluxo de trabalho "se/senão" e configure-a para que o dia atual do mês seja o dia 5 e o dia da semana não seja domingo. O contato seguirá o caminho SIM ou NÃO de acordo com a configuração.
-
Observação: É importante notar que as condições que você configurou incluem as funções "AND" e "OR". Se você usar a função "AND" entre condições diferentes, todas as condições devem ser "Verdadeiras" para seguir pelo caminho "Sim". Se a função "OR" for usada, pelo menos uma condição deve ser "verdadeira" para que o lead vá para o caminho "Sim" do fluxo de trabalho.
-
Se o contato percorrer o caminho NÃO, isso significa que a condição não foi atendida (ou seja, é domingo). Nesse caso, configure uma ação de espera para 1 dia, e a ação ocorrerá um dia depois, na segunda-feira.
-
-
Se o caminho for SIM (ou seja, NÃO é domingo), você deve verificar se ainda é sábado. Crie outra ação "If/Else" e configure a condição para "Dia atual da semana" > "não é" > "sábado".
-
-
-
Se essa condição for atendida (ou seja, NÃO é sábado), o contato seguirá o caminho SIM, e você poderá adicionar sua ação de e-mail ou qualquer outra ação.
-
Se a condição não for atendida (ou seja, se for sábado), o contato seguirá o caminho NÃO. Nesse caso, adicione uma etapa de espera de 2 dias (para chegar à segunda-feira) e, em seguida, você poderá adicionar sua ação de e-mail ou qualquer outra ação.
-
-
Você pode definir a etapa de Espera para direcionar a uma etapa específica que vem depois no fluxo de trabalho, em vez de simplesmente seguir para a próxima. Isso permite pular uma sequência maior de etapas em fluxos de trabalho que são sensíveis ao tempo.
-
Além disso, você pode definir a etapa de Espera para ser acionada em um momento exato.
Com essas configurações, você pode personalizar efetivamente como e quando as comunicações são enviadas, garantindo que elas cheguem no momento mais oportuno para seus contatos.