10 dicas essenciais para se destacar na produção de conteúdo
Você já percebeu que os sites das empresas mudaram muito nos últimos anos? Antes, bastava ter uma página com informações básicas sobre o produto ou serviço. Hoje, isso não é mais suficiente. Com tanta concorrência e informação por aí, o consumidor quer mais — ele quer conteúdo útil, que ajude de verdade na hora de decidir o que comprar.
E é aí que entra a produção de conteúdo como peça-chave no marketing digital. Pensando nisso, preparamos 10 dicas práticas pra te ajudar a criar conteúdo que realmente faz a diferença, fortalece sua marca e traz resultados de verdade.
1. Comece com um bom planejamento
Antes de sair escrevendo, pare e pense: qual é o objetivo desse conteúdo?
Você quer atrair novos visitantes? Gerar leads? Vender mais? Tudo começa por aí.
Monte um plano com:
- Seus objetivos bem claros;
- Quem é o público que você quer atingir;
- Quais temas vão ser abordados;
- Um calendário com frequência de postagens;
- Quem vai produzir os conteúdos;
- Onde eles vão ser divulgados (redes sociais, e-mail, blog…).
- Defina sua persona
Você precisa saber pra quem está escrevendo. Isso ajuda a escolher o tom certo, os assuntos mais interessantes e até o tipo de conteúdo ideal. Sua persona é um perfil fictício que representa seu cliente ideal, pense na idade, profissão, desafios, interesses e até onde essa pessoa costuma buscar informações.
3. Esqueça o “Compre agora”
Hoje, o consumidor quer conversar, não apenas realizar uma compra imediata. Esqueça aquele discurso duro de vendedor. Seja leve, direto, pessoal. Produza conteúdos que ajudem, tirem dúvidas e agreguem valor.
Fale com o leitor como se estivesse falando com um amigo. Isso gera conexão e confiança.
- Faça seu conteúdo ser encontrado
Aqui entra o famoso SEO. Escolha bem as palavras-chave, crie títulos chamativos, descrições interessantes e capriche no texto.
Ah! E fazer parcerias com outros sites (os famosos guest posts) também ajuda bastante!
5. Pense na experiência de leitura
Busque sempre por:
- Parágrafos curtos;
- Imagens que complementem o conteúdo;
- Negritos para destacar ideias;
- Infográficos e vídeos, se puder.
Isso tudo ajuda seu conteúdo a ser mais atrativo e fácil de entender.
6. Use links internos
Quando fizer um post novo, aproveite pra indicar outros conteúdos do seu blog. Isso aumenta o tempo que o leitor fica no seu site e ainda fortalece páginas que têm menos acessos.
Mas atenção: só indique links que realmente façam sentido com o tema do texto, ok?
7. Mantenha uma frequência de postagens
A constância é importante para criar autoridade e manter o público engajado. Mantenha uma frequência realista e de qualidade.
Planeje os temas e mantenha o ritmo.
8. Experimente outros formatos
Nem todo conteúdo precisa ser texto. Teste vídeos, carrosséis, podcasts, quizzes… Veja o que mais engaja seu público.
E que tal oferecer materiais ricos, como eBooks, planilhas ou simuladores? Eles são ótimos pra atrair leads e aprofundar o relacionamento com seus seguidores.
9. Divulgue (muito!) o que você produz
Produzir é só metade do caminho — agora é hora de divulgar!
Descubra onde seu público está (Instagram? LinkedIn? WhatsApp?) e leve o conteúdo até ele. Nem sempre o tráfego orgânico é suficiente, então considere também impulsionar suas postagens.
10. Converse com seu público
Depois que o conteúdo estiver no ar, acompanhe os comentários, curtidas, compartilhamentos e feedbacks. Isso te mostra o que está funcionando (ou não) e ajuda a melhorar sempre.
Inclusive, críticas são bem-vindas. Use isso como aprendizado para evoluir ainda mais.
Em resumo…
Produzir conteúdo é um processo contínuo de aprendizado. Com o tempo, você vai conhecer melhor o que o seu público quer e como se conectar com ele.
A dica de ouro? Foque sempre na qualidade do que você compartilha. A quantidade vem com o tempo.
Se você está começando ou quer melhorar sua estratégia de conteúdo, essas dicas já são um ótimo ponto de partida. Agora é só colocar a mão na massa!
Atualizado em: 29/07/2025