Artigos sobre: Integrações

Como fazer a integração com o MyEduzz ou Órbita da Eduzz?

Siga este tutorial para aprender como configurar corretamente a integração com a Eduzz no modelo de integração da MyEduzz.


Se em seu painel da Eduzz, a página de configuração de webhook é essa aqui acima, prossiga na leitura desse artigo.
Caso seja o ambiente da DeveloperHub, siga este artigo: Como realizar a integração com o novo ambiente da Eduzz?
 
OBS: essa integração não suporta período trial.

PASSO 1.


Crie um produto no dashboard com o ID informado na Eduzz.

Esse ID fica abaixo do título do produto, conforme imagem abaixo:


Coloque a opção de "Eduzz" no checkout na criação do produto e o código abaixo, como na imagem exemplificativa: 




Quer saber mais sobre como criar um produto? Clique neste link:
Como criar um produto ou oferta na plataforma?

PASSO 2.


Logado no painel da Eduzz, clique em "Meus Produtos" e localize o produto que deseja integrar conosco. Em seguida, clique nos 3 pontinhos:


Clique em Editar: 


PASSO 3.


Dentro da edição do produto, clique em "Entrega" e depois em "Adicionar Entrega"


Selecione o modo Outros:


Selecione a opção "Customizado"


Cole o link que está presente no dashboard, através de Plataforma > Configurações > Integrações > Eduzz > MyEduzz > Link da Entrega Customizada 

(O link está circulado na imagem):





Clique em "Validar URL"


Clique em Salvar para finalizar essa etapa da configuração.

PASSO 4.


Ainda dentro do painel da Eduzz, clique em Webhooks > Novo Webhook.


Após isso, o preenchimento dos campos se dará da seguinte forma:

Nome da Configuração: The Members

Tipo (Evento): Fatura

Eventos: Selecione a opção "Produtos específicos" e logo em seguida, marque os produtos desejados.

Formato de envio: JSON

URL Para envio: Vamos coletar esse link dentro do dashboard da TheMembers, clicando em Plataforma > Configurações > Integrações > Eduzz > MyEduzz > Link do Webhook.


Clique em Validar URL e após isso, Salvar.



PASSO 5.


Essa etapa é apenas para verificação. Após a criação do webhook, precisamos nos certificar que o webhook está com o status ATIVO, como na imagem abaixo. 

Se no menu dos 3 pontinhos estiver a palavra "Ativar" significa que o webhook está desligado e os eventos de compra e atualização de assinatura não serão enviados para a The Members, sendo necessário ativar.


Seguindo esses passos, conseguiremos integrar corretamente com a Eduzz.
 
Como verificar a configuração caso algum aluno não tenha recebido o e-mail de acesso? 

Caso perceba que a integração não funcionou corretamente e que algum aluno não foi cadastrado no dashboard ou não recebeu o e-mail de acesso, podemos seguir esses passos para verificação.

PASSO 1.


No painel da Eduzz, clique em Webhooks > Localize a configuração que estiver com a URL da TheMembers e clique na setinha pra baixo.

Certifique-se que o status da configuração está como ATIVO, conforme na imagem abaixo.


As transações realizadas dentro dessa integração estarão listadas com seus retornosde HTTP. As que estiverem com o retorno verde em 200 significa que aquele aluno foi cadastrado ou atualizado.

As que estiverem com erro, serão mostradas em vermelho. 
 
Ao clicar no botão de 3 pontinhos > Visualizar detalhes será possível visualizar o que houve naquela transação.


E então, dentro da seção do webhook, vamos olhar a parte de "Histórico de Envios". Ao passar o mouse por cima da mensagem, teremos o retorno do erro ou da conclusão.


Também é possível filtrar por aluno específico no histórico de webhooks. Ainda no painel de webhooks, selecione o período desejado e cole o e-mail do aluno que não foi cadastrado. Clique em filtrar para visualizar as transações daquele e-mail.


Os retornos de erro dessa integração podem ser: 

Produto não encontrado;

Produto não existente;

Plataforma não entregue;

Esses erros podem se dar por configuração incorreta de produto, código ID informado no dashboard erroneamente, produto cadastrado sem entregável vinculado.

Atualizado em: 16/06/2025