TheApps: Como criar conta no Google Cloud Platform
Neste artigo vamos te mostrar como criar a conta no Google Cloud Platform para iniciar a criação do seu aplicativo próprio.
PASSO 1 - Criando conta.
Acesso o site - https://cloud.google.com

E clique em Comece Gratuitamente.

PASSO 2 - Realize o login.
Você será redirecionado para uma nova aba onde deverá realizar o login com seu e-mail da conta Google.

PASSO 3 - Informações de conta.
Clique em Concordar e Continuar.
A opção de Atualizações por e-mail é opcional.
Clique em Comece Gratuitamente.

PASSO 4 - Confirme sua identidade.
Selecione a opção de Organização e informe o CNPJ apenas com números.
Clique em Criar.
Observação: caso já possua uma conta criada e a opção não seja exibida, verifique os passos abaixo.
No canto superior direito do Google Cloud, clique no ícone do usuário.
Selecione "Gerenciar sua Conta Google".
Vá até a aba Pagamentos e Assinaturas > Gerenciar métodos de pagamento.
Vá em Configurações
Lá ele pode ver se a conta está vinculada a um CNPJ (empresa) ou CPF (pessoa física).
PASSO 5 - Forma de pagamento.
Para o prosseguimento das configurações será necessário realizar o cadastro de um cartão de crédito/débito para pagamento ou efetuar via Pix.

O Google solicita esse pagamento via PIX ou cartão de crédito como forma de ativar e validar a conta no Google Cloud.
⚠️ O valor só é reembolsado caso a conta seja excluída. Como a conta precisa permanecer ativa para o app funcionar corretamente, o valor não será reembolsado automaticamente.
Essa é uma política padrão do Google.
PASSO 6 - Explique suas necessidades.
Aqui você será personalizada as sugestões de acordo com a sua intenção de uso. Selecione as opções - Saiba como usar o Google Cloud > Não sei ou nenhuma das opções.
Clique em Concluir.
PASSO 7 - Adicionar participantes.
Clique na opção Adicionar participantes ao projeto.

Preencha os campos de e-mail (Novos principais) e Papel.
E-mail: mobile@theapps.com.br
Papel: Proprietário
Clique em Salvar.
PASSO 8 - Validação da criação de acesso.
Para validar se o e-mail foi adicionado, clique na barra de pesquisa no campo superior e pesquise por administrado.

E depois clique em IAM.
E pronto, assim poderá verificar todos os e-mails vinculados. Nessa mesma página você pode adicionar novos participantes clicando em conceder acesso, porém para ao aplicativo não será necessário.

Atualizado em: 04/06/2025