Artigos sobre: Suporte ao Aluno

Como alterar o e-mail do aluno?

Leia este artigo para saber como proceder em uma situação onde o e-mail do aluno foi cadastrado errado em sua plataforma. 


Primeiramente, por questões de adequação às normas da LGPD, Lei n° 13.709/2018, não é permitido ao administrador da conta realizar a alteração do e-mail do aluno e por esse motivo, esse campo fica bloqueado no dashboard dentro do perfil dele. 


Por essa razão, orientamos a realizar a exclusão do acesso através do botão "Remover acesso" e após isso, adicionar manualmente o aluno com o e-mail correto.


PASSO 1. Exclusão do perfil

Clique em Plataforma > Alunos > Aluno > Pesquise o e-mail do aluno > Gerenciar > Dados Pessoais > Remover Acesso.


PASSO 2. Adicionar manualmente o e-mail correto

Após realizar a exclusão do perfil que possuía o e-mail errado, vamos adicionar manualmente o novo cadastro com o e-mail correto. 


Clique em Plataformas > Alunos > Alunos > + Novo.


PASSO 3. Adequação ao seu gateway de pagamento

É muito importante que você se certifique que o e-mail do aluno está IGUAL ao e-mail cadastrado em seu gateway/checkout de pagamento. Isso é muito importante porque caso esteja diferente, os eventos de webhooks enviados como renovação ou cancelamento de assinatura NÃO ocorrerão de forma correta. 


A chave de comunicação entre a TheMembers e as plataformas de vendas é justamente o e-mail do usuário e por isso eles devem estar corretos.


Com essa informação, além de corrigir o e-mail aqui no dashboard, recomendamos fortemente a conferência deste e-mail cadastrado no seu gateway para correção. Caso não esteja, será necessário solicitar ao aluno que realize a edição do e-mail na conta dele cadastrada na plataforma em que comprou, por exemplo, Hotmart, Eduzz, etc.


PASSO 4. Aluno com histórico de consumo e pontuação

Caso o aluno que está com o e-mail errado já possua histórico de consumo e pontuação na gamificação e você não queira excluir o perfil, podemos prosseguir com a alteração do e-mail via chamado técnico. Para isso, entre em contato com o nosso suporte pelos canais de whatsapp ou e-mail e envie a solicitação contendo o e-mail atual e o e-mail novo que será atribuído. 


O prazo de resolução dessa solicitação é de até 2 dias úteis.


Atualizado em: 13/06/2025