MEC: Como preencher corretamente o formulário
Leia este artigo para aprender a como preencher corretamente o Formulário do Curso de Extensão validado pelo MEC, enviado em sua contratação.
Segue a abaixo 2 exemplos de como você deve preencher as condições educacionais obrigatórias solicitadas pelo MEC.
EXEMPLO 1
EMENTA
MÓDULO 1: BASES CIENTÍFICAS E PROFISSIONAIS
- A profissão consultora em lactação – Até onde vai a atuação da consultora, aspectos legais e éticos.
- Técnicas de comunicação - Escuta e orientação de famílias gestantes e lactantes.
- Habilidades de letramento racial e atendimento à população LGBTQIA+.
- O quebra-cabeças da amamentação: Olhar ampliado (aspectos sociais, culturais, grupos de apoio, rede de apoio).
MÓDULO 2: ABORDAGEM NA GESTAÇÃO - PRÉ NATAL
- Orientação antecipatória: Desvendando expectativas, possibilidades e necessidades de cada família.
- Investigação de fatores de risco da lactação (maternos e da vida intrauterina do bebê, anamnese inclusiva).
- Tipo de parto x impacto na amamentação: Refletindo sobre a escolha do parto e seus efeitos na lactação.
OBJETIVO
Tem como objetivo formar do zero profissionais da saúde para atuação segura e autônoma na consultoria em amamentação, desenvolvendo conhecimentos aprofundados em lactação, manejo clínico nas 5 fases da amamentação do pré-natal ao desmame, avaliação da dupla mãe e bebê, comunicação com famílias e uso de evidências científicas, por meio de aulas, laboratórios práticos, supervisão especializada e suporte contínuo, capacitando o participante a construir uma carreira sólida, ética e valorizada na área da saúde materno infantil.
COMPETÊNCIAS
- Conhecer os fundamentos científicos da lactação e do aleitamento materno;
- Identificar dificuldades comuns da amamentação e suas causas;
- Conduzir atendimentos clínicos nas cinco fases da consultoria em amamentação;
- Aplicar estratégias eficazes de manejo clínico.
METODOLOGIA
O curso será realizado de forma virtual pela plataforma TheMembers. Nesse ambiente serão disponibilizadas videoaulas, materiais complementares e gravações com acesso por 12 meses. Os participantes também contarão com apoio pelo aplicativo da Liga Aleitamento Brasil e acompanhamento em grupo exclusivo no WhatsApp durante 3 meses. A metodologia inclui conteúdos teóricos baseados em evidências científicas, atividades práticas por meio de laboratórios simulados das diferentes fases da amamentação e uma supervisão em grupo para esclarecimento de dúvidas e aprimoramento clínico. Durante o curso os alunos realizam avaliações de cada aula. Ao final, o participante estará apto a atuar com segurança e autonomia como consultor(a) em amamentação
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (Seguindo as normas de ABNT):
- Core Curriculum for Interdisciplinary Lactation Care
MORRIS, Lactation Education Accreditation and Approval Review Committee (LEAARC); WATSON GENNA, Genna. Core Curriculum for Interdisciplinary Lactation Care. 2. ed. Burlington: Jones & Bartlett Learning, 2022.
- The Breastfeeding Atlas
WILSON-CLAY, Barbara; HOOVER, Kay. The Breastfeeding Atlas. 6. ed. Austin: LactNews Press, 2017.
- Protocolos da ABM – Academy of Breastfeeding Medicine
ACADEMY OF BREASTFEEDING MEDICINE (ABM). Clinical Protocols. Disponível em: https://www.bfmed.org/protocols. Acesso em: [Inserir data de acesso].
EXEMPLO 2
EMENTA
- Fundamentos da Venda no Agro.
- Conhecimento do Cliente e do Mercado.
- Prospecção e Planejamento Comercial.
- Abordagem e Conexão com o Cliente.
- Levantamento de Necessidades e Apresentação de Soluções.
- Negociação e Fechamento de Vendas.
OBJETIVO DO CURSO:
A Formação em Vendas no Agro foi desenvolvida para estruturar e fortalecer a atuação de profissionais que vendem soluções para o agronegócio, seja diretamente ao produtor rural (B2C) ou para empresas como lojas de insumos agrícolas e distribuidores (B2B). Oferecemos uma jornada completa nas vendas que une técnica, estratégia e comportamento. O principal objetivo é desenvolver os fundamentos da venda consultiva no agro e mostrar como aumentar a performance e qualidade de vida do Vendedor, ajudando o profissional a entender o perfil dos seus clientes, planejar sua atuação comercial, se comunicar com mais impacto, negociar com segurança e fidelizar com consistência.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
Ao final do curso, o participante será capaz de:
- Compreender os fundamentos da venda consultiva aplicada ao agronegócio;
- Identificar os diferentes perfis de clientes e suas necessidades específicas nos contextos B2B e B2C;
- Planejar estrategicamente a atuação comercial com foco em prospecção, relacionamento e fidelização;
- Perceber o impacto da comunicação, postura e imagem profissional na geração de confiança e valor;
- Desenvolver habilidades de escuta ativa, argumentação e negociação com foco em soluções;
METODOLOGIA:
O curso será realizado de forma virtual pela Plataforma “TheMembers”. Nesse ambiente serão disponibilizadas atividades formativas que objetivam a aproximação dos participantes com os conteúdos sobre Vendas no Agronegócio considerando todo o processo de vendas e de diferenciação do vendedor por meio de leituras, vídeos e fóruns de discussão. Ao final, o aluno deverá realizar uma atividade de extensão e entregará um Relato de Experiência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
"XAVIER, Mírian. Vendas no agro: como se diferenciar nesse mercado. Viçosa: Editora UFV, 2023.
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
KELLER, Gary; PAPASAN, Jay. A única coisa: a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare, 2009.
Atualizado em: 05/08/2025